Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Congresso GILM 2023: Literacia, Media e Cidadania


O Congresso Literacia, Media e Cidadania, na sua VI edição, é uma organização do GILM – Grupo Informal sobre Literacia para os Media. 

O GILM foi criado em 2009 e integra representantes de instituições públicas com interesses e/ou responsabilidades nesta matéria e que pretendem inscrever este tema de forma cada vez mais saliente nas políticas públicas, com o objetivo de partilhar informação relevante, cooperar em iniciativas que possam beneficiar das sinergias de várias das entidades participantes, contribuir para a definição de políticas públicas na área da educação para os media e da literacia mediática, assim como promover ações comuns abertas à sociedade. Atualmente integra: Agência Lusa, Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional de Educação, Direção-Geral da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Escola Superior de Comunicação Social, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), Observatório da Comunicação, Rádio e Televisão de Portugal (RTP), Rede de Bibliotecas Escolares e Secretária Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM).

A sexta edição do Congresso decorre nos dias 21 e 22 de abril de 2023, na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, com o tema “Transição Digital e Políticas Públicas”, num momento em que a literacia mediática assume um papel fundamental com vista à capacitação de todos os cidadãos.

Este reconhecimento tem sido acelerado pelo papel que a literacia mediática pode ter no combate à desinformação e às falsas narrativas online, bem como na luta contra o discurso de ódio, que se amplia em ambientes digitais, fenómenos que ameaçam a saúde da democracia e o exercício pleno da cidadania.

Este espaço de encontro cria uma oportunidade de discutir as políticas públicas e de refletir sobre outras matérias na área da literacia mediática. O objetivo passa por encontrar soluções que ofereçam aos cidadãos o pacote completo das competências de acesso, autonomia, responsabilidade, espírito crítico, criativo e participativo na sua relação com, e através dos media.

O Congresso destina-se a profissionais que lidam com esta problemática, a estudantes, bibliotecários, jornalistas, professores e investigadores, mas também a representantes de pais e a decisores políticos, e a todos que se preocupam com  o presente e o futuro da literacia, media e cidadania.



GILM.jpg


Estutura do congresso:

Conferência inaugural por Divina Frau-Meigs, especialista incontornável da área, ativamente envolvida em grupos de trabalho e projetos que se vislumbram decisivos ao rumo das políticas públicas de literacia mediática, sobretudo na Europa;

Quatro sessões plenárias (2 por dia): novos paradigmas que a literacia mediática e da informação pode assumir; o papel da literacia mediática no combate à desinformação e às infodemias; desafios das políticas públicas; as oportunidades e os desafios da transição digital para a educação e a literacia mediática;

Dois blocos (1 por dia) para comunicações livres dedicadas não só ao tema central do congresso, mas também às múltiplas temáticas que o chapéu da literacia mediática pode englobar;

Um bloco de workshops a iniciar as atividades do dia 22 de abril.

 
27-03-2023 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 30-06-2025